miércoles, 18 de julio de 2007

ARTÍCULOS DE PRENSA PUBLICADOS EN BRASIL

Sucesso de Juglares del Mundo na Espanha

O festival Juglares del Mundo que acontece em países da América do Sul e da Europa realizou sua edição deste ano na Espanha. O evento aconteceu na cidade de Vicar, região de Almeria, nos dias 28 e 29 de abril. O espetáculo marca a inauguração do Teatro Municipal e do Monumento ao Trovo, ambos naquela cidade. Também foram efetuados lançamentos de três livros: Al son de la Rustica Cuerda - El Verso Improvisado en el Rio de la Plata- do argentino Abel Zabala, Epifánio Lupión - Poeta Rústico - do espanhol Pepe Criado e Juglares del Mundo 2005 - de Pepe Criado e Enrique Duran, este com um CD duplo anexo, gravado ao vivo no Uruguai. Também aconteceram duas exposições de fotos: Argentina en Fotos de Nacho Sallaberry e Juglares del Mundo de Pepe Criado.



Os espetáculos foram duas atuações diurnas junto ao monumento citado e duas noturnas no referido teatro. Estiveram representados Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha e Marrocos através de seus repentistas Wilson Salivonczyk, Paulo de Freitas Mendonça, Edvin Giraldo (radioloco), Jonh Alexandre Carmona (Picaflor), José Sevilla, Candiota, Paco Megías, Ramón Antequera, José Antonio Barranco, Gerardo Paez - El Carpintero, entre outros. Também atuaram com brilhantismo Davi Soroche, Enrique Duran, Mariana Carrizo, Aixa, Mohamed Hammú e grupos regionais da Espanha.
Um dos momentos marcantes dos espetáculos da noite foi o cruzamento de formas tradicionais de improviso como o trovo com o hip hop, através da brilhante apresentação do rapeiro espanhol Enrique Jiménez Saez - Quilate.
O Juglares del Mundo na Espanha, patrocinado pela prefeitura da cidade de Vicar e pela Fundação Marchal, da cidade de Turon, foi todo gravado ao vivo devendo gerar um CD e um livro como já aconteceu em 2005, na América do Sul.
No ano passado o espetáculo foi apresentado em Porto Alegre, devendo retornar em dezembro deste ano para a segunda edição brasileira. Há previsões ainda de atuações neste ano na Itália e em 2008 no Chile, entre outros países que se associam à produção internacional de intercâmbio cultural, principalmente através do improviso e da musicalidade tradicional dos povos.



Jornal do Nativismo - On-Line - Ano19 - Nº 226- Porto Alegre - RS - Paulo de Freitas Mendonça - Diretor
Edição de JUNHO 2007 Fone 51. 3336.8131 - Caixa Postal 5099 - Cep: 90.041-970 - nativismo@nativismo.com.br - Porto Alegre - RS

No hay comentarios: